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Vetores: Artes & Cultura
Ementa: A partir da observação e análise comparada da configuração dos sistemas artísticos no Brasil e em Portugal no final do século XIX, a aula pretende traçar um panorama dos crescentes fluxos globais de artistas, críticos de arte e colecionadores (e, por conseguinte, de ideias e modos de apreciar as obras). Partindo das trajetórias dos pintores José Ferraz de Almeida Júnior (brasileiro) e José Vital Branco Malhoa (português), a aula buscará promover reflexões sobre o papel das fronteiras nacionais na construção da pesquisa sociológica e na produção de unidades analíticas no processo comparativo, tudo isso com o intuito de avaliar a ideia de um campo artístico transnacional, mundializado. Desse ponto emergem questões de método: a comparação, capaz de desnaturalizar aspectos de estudos de caso isolados, pode tomar os Estados-Nação como unidades fundamentais de partida? Quanto dos contornos dos Estados conformam as práticas dos agentes? Sem desconsiderar o papel dos Estados na interação com os artistas e seus projetos criativos, propõe-se uma reflexão crítica sobre o nacionalismo metodológico e uma análise dos ganhos de abordagens com ênfase sobre os fluxos e trânsitos.
Formato: Atividade on-line expositiva e interativa
Público Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em ciências humanas e interessados em geral
Investimento: R$0,00
Certificado: Certificação não disponível para esta atividade.
Docente Responsável:
Weslei Estradiote Rodrigues
Em vias de concluir tese de doutorado em Sociologia, é membro desde 2016 do Núcleo de Sociologia da Arte da USP. Foi pesquisador convidado do Instituto Universitário de Lisboa em 2018. É mestre (2013) em Antropologia Social com pesquisas nas áreas de migrações e cidades. Bacharel em Ciências Sociais (2011) com licenciatura plena em Sociologia pela USP.
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