Tema: Corpo, carnaval, performance e ensino aprendizagem
Vetores: Arte&Cultura/ Educação
Ementa: Esta aula aberta tratou das formas de transmissão de conhecimentos performáticos e de como as diversas estratégias influenciam no modo com que esses saberes e técnicas são colocados em prática e como podem reorganizar as relações entre sujeitos e instituições. A reflexão partirá do recorte empírico que abrange os métodos de ensino-aprendizagem de instituições presentes no universo das escolas de samba paulistas e que são relacionadas à dança dos casais de mestre-sala e porta-bandeira. Essas duplas são representativas da identidade dos componentes dessas agremiações e executam um bailado específico, sendo um dos quesitos de julgamento dos desfiles. A partir da década de 1990, é possível identificar o surgimento de associações que propuseram modelos escolarizados e profissionalizantes de formar novas e novos dançantes, em certa divergência com o modo dito “tradicional” de se aprender a dançar, passado de pessoa a pessoa, por exemplo, durante a participação cotidiana de uma escola de samba. Dessa forma, a análise etnográfica desse campo de pesquisa embasará a discussão de instrumentos metodológicos e conceituais pertinentes à área das ciências sociais, da educação, da performance artística e das relações entre corpo, identidade e trabalho.
Formato: Vídeo-Aula.
Objetivos: Oferecer análise qualificada a respeito de estratégias de transmissão de conhecimento, seus contextos sócio-históricos e implicações sobre as relações entre sujeitos e instituições; Apresentar leitura etnográfica sa trajetória das escolas de samba paulistas, a figura dos casais de mestre-sala e porta-bandeira e as instituições de ensino correlatas; Explorar métodos de sistematização de dados de pesquisa e instrumentos conceituais das áreas de estudos sobre educação, performance, corpo, identidade e trabalho.
Carga horária: 1 hora
Público Alvo: Interessados em geral.
Certificado: carga horária de 1 hora
Investimento: Gratuito.
Docente/Comissão Responsável: Felipe Gabriel Oliveira
Apresentação Docente: Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, e doutorando pela mesma instituição. É bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e pesquisador do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe-USP), onde desenvolve atualmente pesquisa sobre carnaval, religião e políticas públicas em São Paulo (SP). Integrante do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU-USP). Tem interesse nos temas: cultura popular, festas, religião, corpo, performance, carnaval, samba e dança.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3017545658179018
Responsável:
Felipe Gabriel Oliveira
Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, e doutorando pela mesma instituição. É bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e pesquisador do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe-USP), onde desenvolve atualmente pesquisa sobre carnaval, religião e políticas públicas em São Paulo (SP). Integrante do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU-USP). Tem interesse nos temas: cultura popular, festas, religião, corpo, performance, carnaval, samba e dança.