Objetivos: Esse Bate Papo com o autor deseja promover um diálogo livre entre a professora Andrea Borges Leão (UFC), Henrique Araújo, jornalista do O Povo, mestre em Literatura Comparada pela UFC e mestrando em Sociologia pela UFC e professor Marcelo Ridenti (Unicamp), autor do romance Arrigo, lançado recentemente pela Editora Boitempo. Teremos a oportunidade de conhecer mais sobre o autor e sua obra; e quais foram inspirações que levaram o sociólogo a produzir um romance cujo pano de fundo é constituído por episódios da vida política brasileira, como a greve geral de 1917 e a Intentona Comunista de 1935.
Formato: Bate Papo Online
Carga horária: 1h30
Público Alvo: Público interessado
Certificado: Emitido ao final do bate papo
Marcelo Ridenti é professor titular de sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do CNPq. Antes, trabalhou como docente na Universidade Estadual Paulista e na Universidade Estadual de Londrina e foi professor visitante na Columbia University, em Nova York, e na Universidade de Paris 3. Destaca-se como pesquisador das relações entre cultura e política no Brasil, especialmente no que se refere à história de partidos e movimentos de esquerda, do marxismo e da ditadura militar. Após vários livros acadêmicos publicados, Arrigo é sua estreia na ficção.
Andréa Borges Leão é professora associada junto ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará; é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-Doutoral em História Cultural no Centre de RechercheS sur le Brésil Contemporain, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, e no Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines, da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. Cumpriu Estágio de Pesquisa no GEMASS, da Université de Paris, Sorbonne. Lidera o GECCA (Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte). Participa dos Grupos Temáticos de Pesquisa Processos Civilizadores e CMD/UnB (Cultura, Memória e Desenvolvimento). Seus domínios de pesquisa são: Sociologia da Cultura, da Literatura e do Conhecimento. História e Sociologia da Edição e da Leitura, Tecnologias da Escrita (impressa e digital), Popularização da Ciência Social.
Henrique Araújo, jornalista do O Povo, mestre em Literatura Comparada pela UFC e mestrando em Sociologia pela UFC.