- Tipo de Evento: Ciclo
Os anais eletrônicos do 2º Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre Arte&Cultura estão disponíveis sob o código ISBN: 978-65-982138-4-8, acesse aqui.
Os anais eletrônicos do 2º Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre Arte&Cultura estão disponíveis sob o código ISBN: 978-65-982138-4-8, acesse aqui.
A Roda de Conversa faz parte da programação oficial de Pré-Evento do 2. Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre Arte & Cultura: Arte e Política em contextos polarizados, promovido pelo Laboratório Social. A atividade propõe um debate aberto sobre arte e política, tendo como base o livro Esculpindo para o Ministério: Arte e Política no Estado Novo, Edusp, de autoria de Marina Mazze Cerchiaro.
Agradecemos a tod@s @s inscrit@s e a tod@s que participaram das atividades, colaborando com a construção desta primeira edição do 1º Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre o Urbano.
Confira os anais eletrônicos sob o ISBN n° 978-65-982138-2-4 do 1º Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre o Urbano em https://www.urbano2024.laboratoriosocial.com.br/anais/trabalhos/lista
A segunda edição do Congresso será realizada em 2026.
O Laboratório Social promove, em parceria com a Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, o lançamento virtual e discussão do livro "Os Estudos para a Paz no Brasil: avanços do campo, oportunidades e desafios", junto com a(o)s organizadora(e)s Roberta Holanda Maschietto (IPPRI/UNESP) e Marcos Alan Ferreira (UFPB). Dia 26/08/2024 às 14h. Inscrições Abertas! Evento Gratuito.
É com alegria que o Laboratório Social divulga a Chamada Pública destinada à seleção de propostas de trabalho para os Grupos de Trabalho programados para o VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, a ser realizado entre os dias 3 a 5/12/2024.
Acesse a Chamada de Trabalhos e encaminhe sua colaboração.
Diante dos ataques às escolas, muitos especialistas começaram a se questionar sobre a maneira como a mídia estava lidando com estes casos. Alguns estudiosos e ativistas da área de comunicação ganharam proeminência neste período – aqueles que justamente vêm tratando do tema há tempos e afirmando aquilo que finalmente parece ter sido compreendido: a responsabilidade dos órgãos de comunicação na maneira como levam esta informação ao público. A forma como se informa é fundamental para evitar o desencadeamento de um efeito cascata destas ações.
Talvez o grupo mais importante e influente da música brasileira dos últimos 35 anos, o Racionais MC's explode no cenário cultural ao falar diretamente com os jovens das periferias das grandes cidades brasileiras, com temas de grande impacto social, como violência policial, discriminação social e racial, autoestima e desenvolvimento pessoal e ascensão social. Neste livro, a trajetória do grupo e sua obra são analisadas por estudiosos, revelando seu impacto na sociedade brasileira contemporânea.
Autor de diversas obras de não ficção, Marcelo Ridenti traz em seu romance de estreia uma mescla de realismo e fantasia e revisita pela ficção cem anos de história da esquerda brasileira. Arrigo apresenta ao leitor aventuras e desventuras do personagem que dá nome ao livro. Em uma visita corriqueira, o narrador, participante da narrativa, encontra Arrigo inerte em uma cadeira de balanço. Quando decide procurar ajuda, a porta emperra e o impede de sair do apartamento. A partir daí, decide terminar um antigo projeto de contar a história de Arrigo e companheiros enquanto aguarda socorro para tirá-los do esvaziado edifício Esplendor, no centro de São Paulo.
Chegamos ao final do I Congresso Internacional Multidisciplinar de Educação, tema geral, Brasil, 200 anos depois, que aconteceu entre os dias 25 e 27/04/2023, na modalidade on-line/remota.
Agradecemos a tod@s @s inscrit@s e a tod@s que participaram das atividades, colaborando com a construção desta primeira edição do evento.
As atividades abertas com transmissão ao vivo podem ser assistidas no canal do Laboratório Social no Youtube: youtube.com/@LaboratorioSocial
Os anais estão disponíveis em https://www.educacao2023.laboratoriosocial.com.br/anais/trabalhos/anais
A segunda edição do Congresso será realizada em 2025.
Curso sobre o processo polarização que cada país da região tem vivido recentemente. Cada caso apresentará causas e consequências específicas decorrentes da polarização, como retrocesso democrático e autocratização. Também serão debatidas estratégias para despolarizar e restaurar instituições e dinâmicas perdidas com o avanço da polarização.
É com alegria que o Laboratório Social em parceria com a ANDHEP divulga a Chamada pública destinada à seleção de propostas de trabalho para os Grupos de Trabalho programados para o VI Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão: Carandiru 30 anos depois, a ser realizado entre os dias 28 a 30/11/2022. Acesse a Chamada de Trabalhos e encaminhe sua colaboração. Chamada de trabalhos para os GTs até 3/11.
Gostaríamos de agradecer à participação de todas e todos em nosso I Congresso Internacional e Multidisciplinar de Arte e Cultura: Brasil, 200 Anos Depois!
Todas as atividades transcorreram de forma exitosa. e as discussões foram excelentes. Fomos agraciados com uma belíssima palestra de abertura proferida pelo Prof. Dr. José de Souza Martins (USP), duas mesas-redondas que discutiram criativamente manifestações culturais periféricas, uma estimulante Roda de Conversa, que debateu as artes na educação básica, e a reunião de cinco Grupos de Trabalho, que geraram muitas reflexões entre participantes e coordenações.
O principal objetivo deste curso consiste em analisar o avanço e a intensificação do modelo de segregação urbana baseado nos enclaves fortificados no Brasil à luz das teorizações mais recentes sobre o neoliberalismo. Como objetivo secundário, pretende-se contribuir para a criação de espaços de diálogo entre pessoas interessadas na temática da segregação e envolvidas na luta por cidades mais justas, que atuem em diversas frentes (gestão pública, universidade, movimentos sociais e organizações civis/não-governamentais).
Lançamento para público acadêmico de uma plataforma com testemunhos de moradores da periferia sobre o enfrentamento à COVID-19 no Brasil
O principal objetivo desta atividade consiste em apresentar alguns elementos básicos para a compreensão da segregação urbana enquanto processo social e seu papel na confuguração das relações de poder em um sentido mais amplo. |
Esta aula aberta tem como objetivo entender os processos de polarização recentes e consequentes crises das democracias em países da região como Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Nicarágua, Bolívia, México
A proposta deste painel é debater os resultados da pesquisa, dando voz justamente a representantes dos públicos-alvo que foram trabalhados nas análises.
O objetivo desse curso é fazer uma introdução à efervescência de música independente que aconteceu em São Paulo na década de 1980, tendo como foco principal a Vanguarda Paulista e bandas da cena pós-punk.
Este curso tem por objetivo apresentar um panorama das raízes múltiplas do conflito russo-ucraniano, apontando, também, suas consequências para os padrões de segurança internacional.
Esta Roda de Conversa marca o lançamento do livro “Disappearances and Police Killings in Contemporary Brazil” (Ruteledge, 2022), de Sabrina Villenave (Universidade de Manchester).
Nesta Aula Aberta serão apresentadas e debatidas as principais causas do processo histórico-político que levaram ao atual conflito entre Rússia e Ucrânia..
Serão apresentados exemplos de aplicações de Inteligência Artificial (IA), utilizadas pelo setor público brasileiro, direcionadas à formulação e a implementação de políticas públicas em diferentes áreas.
Nesta Roda de Conversa, vamos refletir sobre as relações entre racismo, violência e políticas públicas tomando como base o livro Contrariando a Estatística: Genocídio, Juventude Negra e Participação Política, do pesquisador Paulo César Ramos (Univ. da Pensilvânia/EUA, Afro-Cebrap).
Introduzir as/os alunas/os aos principais conceitos do campo de estudos de masculinidades.
Nesta aula aberta vamos abordar, de uma forma mais ampla, a compreensão das masculinidades como fenômeno múltiplo, constituídas a partir de relações de poder que as hierarquizam (entre si e em relação ao feminino).
Amplificar discussões sobre articulações entre violências de gênero e necropolítica para além das discussões conceituais acadêmicas, refletindo com e a partir de experiências concretas em contextos urbanos militarizados
O presente módulo tem como objetivo refletir sobre as dinâmicas de (re)construção do imaginário sobre/do/no continente africano, no período pós-afropessimismo.
O módulo 2 tem por objetivo introduzir-nos a alguns debates da área de estudos endógenos em contextos africanos.
O módulo 3 tem por objetivo discutir sobre os movimentos políticos e intelectuais africanos, que durante o século passado embasaram as discussões sobre modernidade.
// Laboratório Social
>> Quem Somos
>> Nossa Equipe
> Coordenação
> Conselho Científico
> Colaboradores
>> Seja um(a) Colaborador(a)