//INSCREVA-SE

Pensamento Social Africano
Este curso tem por objetivo introduzir-nos a alguns debates da área de estudos endógenos em contextos africanos. Este foi um movimento político-intelectual que se intensificou no continente no período pós-colonial.

Poder Local: para onde vamos?
O Painel “Poder Local: para onde vamos?” será o lançamento do Projeto de Extensão “Anatomias do Poder Local” desenvolvido no contexto do departamento de Gestão Pública (DGP) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Pobreza Menstrual: faces veladas da desigualdade
O Painel compõe as atividades de lançamento da plataforma Livre para Menstruar, com especial atenção ao Relatório Livre para menstruar: pobreza menstrual e a educação das meninas, idealizado e realizado pelo Girl Up, movimento apoiado pela Fundação da Organização das Nações Unidas, que desde 2010 tem a missão de conectar, inspirar, treinar meninas (jovens no intervalo de 13 a 22 anos) ao redor do mundo para que sejam líderes e ativistas pela igualdade de gênero.

Batucada de Samba: Ritmo na Prática
A oficina apresenta os instrumentos tradicionalmente utilizados nas baterias de escolas de samba e blocos de carnaval de rua. Vamos conhecer timbres, levadas, funçṍes desses instrumentos percussivos, repertório e praticar adaptando utensílios domésticos e percussão corporal.

Na Palma da Mão: Ritmo na Prática
Vamos cantar o ritmo, marcar o tempo com os pés e, assim, conhecer timbres, levadas, funçṍes dos instrumentos percussivos de batucada, repertório e sentir, na prática, a junção de todos esses elementos, tendo o samba como ritmo orientador.

Futebol, Política e Sociedade no Brasil
O curso abordará, com base com base na produção acadêmica de diferentes áreas das Ciências Humanas (História, Antropologia e Sociologia), a forma como se desenvolveu a relação entre Futebol e Política ao longo do século XX no Brasil.

Monumentos em queda, efemérides em ascensão: conhecimento, imaginação e memória em debate
O Brasil parece sofrer uma política sistemática de vandalismo e extermínio de diferentes tipos de memória, desde as referentes a grupos subalternizados, até obras artísticas ligadas ao passado colonial. Propõe-se, então, debater monumentos que vem sendo questionados e refletir sobre estratégias que oferecem caminhos de construção de outras memórias.

Etnografias Urbanas: Experimentos e Desafios na Metrópole
Com base no referencial teórico da Antropologia e, em especial, da Antropologia Urbana contemporânea, as aulas tratarão do fazer etnográfico em monografias clássicas e pesquisas atuais a fim de debater as especificidades, potencialidades e limitações do método.