Ao elegermos o conceito de Vetor para identificar as pautas orientadoras da ação do Laboratório Social, conferimos dinamicidade e plasticidade às abordagens temáticas que, desalojadas dos moldes estruturais formais, podem ser organizadas de maneira mais independente e inter-relacional. Desta forma, um tema abre-se para o diálogo não apenas com o que lhe é contíguo, mas também com o que pode ser aparentemente mais remoto. Através dessa relação sinérgica, a Ciência, o grande vetor implícito, desdobra-se em várias ciências, em conhecimentos oriundos de um compromisso ético, e socialmente ancorado, entre pesquisadores, suas temáticas e seus públicos com a realidade que os circunda e, principalmente, como conhecimentos abertos, tangíveis àqueles e àquelas desejosos pela aventura infindável do conhecimento.
Os vetores aqui não são unidimensionais: suas forças e movimentos são de amplo alcance. Com isso, um vetor apresenta grande capacidade de agir sobre si mesmo e sobre os demais vetores com os quais venha a interagir, implicando em um sentido de dinamismo constante.
A seguir, apresentamos os vetores constitutivos do Laboratório Social, e salientamos que não existe uma relação hierárquica entre eles, uma vez que constituem matrizes inter-relacionais, bem como não são disciplinarmente limitados.
1) Arte&Cultura
Vetor que destaca a Arte e suas formas múltiplas de criação, manifestação, expressão, gestão, consumo e diálogo com o contexto social. Artes plásticas, Arte Urbana, Cinema e Audiovisual, Fotografia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural, Culturas tradicionais estão entre as manifestações e temáticas compreendidas.
2) Economia
Este vetor volta-se à produção, à gestão e à distribuição da riqueza social por países e sociedades. Temas como Economia Política, Desigualdades, Empresas e Organizações Produtivas, Trabalho, dentre outros, serão fomentados.
3) Educação
Compreende as distintas relações de ensino-aprendizagem e formas de produção, reprodução e acesso a conhecimentos, expressas pela relação entre Arte e Educação, Instituição Escolar e Instituição Familiar, Educação e Sociedade, Formação de profissionais de educação; e pelos desafios nas áreas de Metodologias de Ensino, Pedagogias, Propostas Curriculares e Transmissão de conhecimento.
4) Poder
Vetor que trata das formas e modos de estruturação e do exercício do Poder, bem como de sua disputa pelos distintos grupos de interesse e atores. Estarão em foco temas como: Ações Coletivas e Movimentos Sociais, Democracia e Autoritarismo, Estado, Políticas Públicas e Gestão Pública, Direito e Justiça, Direitos Humanos, Sistemas de Governo, Partidos e Representação; Políticas Públicas, Formas de Governo, Relações Internacionais e Imigração,
5) Sociedade
Este vetor possui grande amplitude, reunindo conjunto das múltiplas configurações e mudanças nas estruturas, valores e comportamentos sociais, incluindo as da Cultura em sua dimensão simbólica. São variáveis que implicam em temas como: Classe Social, Demografia, Esporte, Etnicidade, Família, Meio ambiente, Relações Étnico-Raciais e de Gênero; Religiosidade; Rural; Saúde, e a própria Ciência e suas Epistemologias.
6) Tecnologia
A Tecnologia deixou sua dimensão passada de “técnica” para ocupar hoje em dia o espaço de “logos”: ou seja, produtora “autônoma” de conhecimento, que impacta de forma sensível e crescente os demais vetores aqui alocados, e a vida social em seu conjunto. Ao sentido historicamente mais amplo do termo Tecnologia, serão elencados os impactos de temas contemporâneos como: Inteligência Artificial, Internet das Coisas; Internet; Mídias Sociais; Tecnologias da Informação; Linguagens Digitais e Softwares; Economias alternativas e colaborativas, Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura, Produção, gestão e distribuição de conhecimento científico e tecnológico, dentre outros.
7) Urbano
A maior parte da população global já vive atualmente em contextos urbanos. Este vetor abrange, dentre outras possíveis, temáticas ligadas à: Acessibilidade, Arquitetura, Pobreza e Desigualdade, Identidade, Habitação, Migrações, Mobilidade; Ocupação e disputa por Espaço; Planejamento Urbano; Saneamento básico.